quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pesquisa Capacitores Cerâmicos

Esta é uma pesquisa interessante que relata variações nos valores de alguns capacitores cerâmicos de procedência desconhecida, mesmo trabalhando dentro da sua faixa de tensão operação.
Eu encontrei este artigo interessante que aborda a variação na capacitância de capacitores cerâmicos de acordo com a tensão aplicada.Isto significa que em alguns projetos você pode ter problemas quando utilizando estes componentes em determinadas voltagens. Alguns testes foram feitos com alguns capacitores, utilizando o seguinte circuito:
No circuito Cx é o capacitor a ser testado; C0 é um capacitor conhecido. A tensão foi regulada de 0 a 50V usando o potenciômetro R1. 50V é a tensão nominal dos capacitores cerâmicos. Como dois capacitores estão conectados em série, a capacitência total é C = Cx.C0(Cx+C0). Então nós encontraremos a capacitância testada com Cx = C.C0/(C0-C). C0 tem valor de cerca de 10% de CX.

Foram testados vários capacitores para chegar aos resultados. Alguns capacitores perdem a capacitância de 10 a 15 vezes durante o tempo em que nós aumentados a tensão até 50V. Sempre quando 10% da tensão foi aplicada a capacitância era de apenas 35%-40% do valor nominal. É claro que nem todos os capacitores obtiveram estes resultados.

Mas esteja atento a este fator quando estiver usando capacitores de procedência desconhecida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário