terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dicas de como iniciar um reparo em qualquer aparelho.


Lembre-se de que um lugar arejado, bem ventilado, bem iluminado, ferramentas adequadas, uma boa bancada de trabalho, tempo disponível e alguns conhecimentos técnicos aliados à algumas informações, já é 50% consertado qualquer aparelho que entre para manutenção.

1) - Conversar com o proprietário do aparelho para colher informações de como a pane ocorreu.
2) - Observar o aparelho quando houver a evidencias de queda, componentes soltos ou faltando, partes carbonizadas ou deterioradas.
3) - Ao ligar o aparelho, ficar atento se existem componentes superaquecendo, liberando cheiro de queimado ou fumaçando.
4) - Fazer uma medição de componentes a frio, ou seja, com o aparelho desligado. Lembre-se de que a maioria dos componentes deve ser removida do circuito, para que se possa fazer uma medição correta.
5) - De posse do diagrama fazer medições de tensão dos circuitos.
6) - Uma boa dica é ficar atento aos barulhos, ruídos ou estalidos que vêem do circuito ou estão presentes nos alto-falantes.
Nos cinescópios é possível observar uma falta ou a presença de imagem deformada. Isso ajudará muito para sabermos em que
circuito deve-se trabalhar.
7) - Procure substituir os componentes pelos mesmos originais, quando possível. Caso contrario, usar somente equivalentes. Nas associações de resistores ou capacitores, ficar atento para que a soma total seja exatamente igual ao componente original.
8) - Mantenha uma caderneta ou banco de dados contendo relatórios dos reparos já executados.

Isso poderá ajudar na manutenção de outros aparelhos...

  •  Quando estiver dando manutenção em aparelho de som comum, microsystem, radio-gravador e outros aparelhos onde a tensão de isolação do capacitor eletrolítico da fonte não ultrapassar os 40 volts, é obrigatório se colocar um resistor de 4K7 x 5 Watts em paralelo com este capacitor, evitando assim curtos acidentais e choques desnecessários a manutenção e não danificando nada no circuito.
    O tempo de descarga do capacitor varia de 3 segundos a 8 segundos mais ou menos dependendo da tensão de trabalho do capacitor e também do valor do mesmo.

  •  Quando estiver dando manutenção em aparelho de som profissional onde é usado fonte simétrica e a fonte possuir uma tensão um pouco maior que o normal, é aconselhável se colocar uma lâmpada de 100 Watts x 120 Volts entre os terminais positivo de um e negativo de outro dos capacitores da fonte simétrica fazendo assim com que se descarreguem rápido a sua carga evitando curtos desnecessários, ficando visível quando já se descarregou a fonte.

  •  Amplificadores de potência da marca HOT-SOUND, costumam usar um C.I. digital, o HA 40106 que é uma chave digital / analógica onde ela habilita ou não o sinal de áudio no pré-amplificador, ( proteção ) é bom verificar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário